Dia Internacional da Mulher | 12 sugestões de leitura



A leitura pode ser determinante na construção da personalidade das crianças e na aquisição de referências do mundo que as rodeia, ao longo do seu crescimento. Muitas vezes, as histórias infantis são a forma de falar sobre assuntos mais sérios, apresentando novas ideias e abrindo os horizontes para os mais diversos assuntos.
Surgem assim o livros que rejeitam o papel tradicional dos rapazes e raparigas nas histórias tradicionais ou que mostram o caminho alcançado por mulheres em diferentes realidades.
Aqui ficam 12 sugestões de leitura, em que as meninas são todas super-heroínas!


Malala, A Menina Que Queria Ir à Escola, de Adriana Carranca
Nuvem de Letras, setembro de 2016
A história emocionante de uma criança na sua luta pelo direito à educação.
A ocupação talibã da sua região natal impôs às mulheres a proibição de frequentarem o ensino e Malala, na altura uma menina de 12 anos, não se conformou. Esta é a história da vida inspiradora de Malala, onde se explica aos mais jovens os acontecimentos e como a coragem de uma menina pode, de facto, mudar o mundo.

Recomendado até aos 6 anos. Compre aqui


Frida Kahlo - Para Meninos e Meninas, de Nadia Fink Ilustração: Pitu Saá
Tinta da China, março de 2017
As antiprincesas não são do contra só porque sim: não se resignam, e lutam para fazer valer aquilo que pensam. Como não usam tiaras, podem virar tudo de pernas para o ar e arriscar o que bem lhes apetece, como por exemplo mudar o mundo. Mesmo não tendo superpoderes, as antiprincesas são superpoderosas e sabem que a história é feita pelas mulheres reais. Outros títulos da coleção: Clarice LispectorVioleta Parra e Juana Azurduy.
Recomendado dos 6-8 anos. Compre aqui


Teresa de Calcutá, de Natascha Rosenberg e M.ª Isabel Sánchez Vegara
Nuvem de Letras, novembro de 2018
Agnes sonhava com uma vida dedicada a ajudar os outros. Ainda pequena, deixou a sua casa e partiu para um país longínquo, muito diferente do seu, para cumprir a missão mais importante de todas: preencher os vazios deste mundo com um amor e uma esperança sem limites. Outros títulos da coleção: Anne Frank (de Sveta Dorosheva), Frida Khalo (de Gee Fan Eng) e Amelia Earhart (de Mariadiamantes). Ilustração: M.ª Isabel Sánchez Vegara.
Recomendado dos 6-10 anos. Compre aqui


As Cientistas - 52 Mulheres Intrépidas Que Mudaram o Mundo, de Rachel Ignotofsky
Bertrand Editora, março de 2018
Recheado de ilustrações divertidas e informativas, As Cientistas destaca as contribuições de 52 mulheres notáveis nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde a Antiguidade até aos dias de hoje.
Entre as pioneiras perfiladas neste livro encontram-se figuras famosas, como a primatologista Jane Goodall, e também menos conhecidas, como é o caso de Katherine Johnson, a física e matemática norte-americana que, em 1969, calculou a trajetória da missão Apollo 11 à Lua, e a portuguesa Branca Edmée Marques, que estudou e trabalhou com Marie Curie.

As Cientistas celebra os feitos de mulheres intrépidas que desbravaram caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais!
Recomendado dos 6-10 anos. Compre aqui


The Powerpuff Girls - O Poder É Nosso, de Christa Roberts
Pass, abril de 2018 
O pow factor são os pozinhos de perlimpimpim das Powerpuff Girls.
É o que lhes dá os poderes com que elas esmagam os malfeitores que querem invadir Townsville.
Este é o livro ideal para todas as meninas que também querem ser super-heroínas.
Com jogos e desafios em todas as páginas, é diversão garantida para qualquer menina!

Recomendado dos 6-10 anos. Compre aqui

Rosa Meira, Engenheira, de Andrea Beaty Ilustração: David Roberts
Edições Asa, julho de 2018
O que para alguns é lixo, para a pequena Rosa Meira é fonte de inspiração!
Mas só quando está sozinha no sótão, à noite, é que a tímida menina se permite dar asas à imaginação. É então que constrói as mais incríveis engenhocas, como por exemplo umas calças-balão, um chapéu anti cobra ou uma geringonça voadora!
Tudo criações verdadeiramente assombrosas, que, todavia, ela não mostra a ninguém com medo de fracassar e ser alvo de troça. Até que recebe a providencial visita da sua tia-avó Rosa, que a faz perceber que não há maior fracasso do que desistirmos dos nossos projetos com medo de nos expormos.

Recomendado dos 6-10 anos. Compre aqui


Mulheres Fantásticas que Mudaram o Mundo, de Kate Pankhurst 
Jacarandá Editora, abril de 2018
Este livro está repleto de mulheres incríveis que realizaram grandes feitos, seguindo o seu coração, o seu talento e os seus sonhos. Pinta maravilhosamente como Frida Kahlo, luta por uma causa justa como Emmeline Pankhurst fez pelo voto das mulheres, revoluciona o mundo da moda como Coco Chanel e escreve como Anne Frank.
Com ilustrações encantadoras e factos fantásticos, este livro é a maneira perfeita de apresentar algumas das mulheres incríveis que ajudaram a dar forma ao mundo em que vivemos. Acompanha-as e prepara-te para a tua própria aventura.
Recomendado dos 6-10 anos. Compre aqui

Matilda, de Roald Dahl
Oficina do Livro, novembro de 2017
O pai da Matilda acha que a filha não é mais do que uma crosta.
A mãe passa o tempo a jogar bingo e a ver televisão.
A stôra Docemel é a única que vê o potencial da menina.
A Sra. Partetudo, diretora da Escola Tiraniza, julga todos os alunos burros e fecha-os dentro da Pildra.
E a Matilda… é uma menina dotada de uma grande inteligência, que se cansou do comportamento idiota dos adultos e vai ensinar-lhes uma grande lição!

Juvenil Compre aqui


Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes, de Francesca Cavallo e Elena Favilli
Nuvem de Tinta, setembro de 2017
Com estas Histórias de adormecer para raparigas rebeldes, as raparigas mais apaixonadas, independentes e decididas poderão adormecer embaladas pelas histórias de vida inspiradoras de 100 mulheres que mudaram o mundo. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.
Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo activismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo.
Da mesma coleção: Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes 2 (março 2018) Entre escritoras, astronautas, fotógrafas, atrizes, políticas, cantoras, professoras, ativistas, revolucionárias, rainhas, enfermeiras, acrobatas… Estão mulheres tão diferentes como Agatha Christie, Yeonmi Parke, Nefertiti, J.K. Rowling, Beatrix Potter ou Simone Veil.
Juvenil. Compre aqui

Portuguesas com M Grande, de Lúcia Vicente Ilustração: Cátia Vidinhas
Nuvem de Tinta, outubro de 2018As raparigas rebeldes portuguesas - das mais famosas às ilustres desconhecidas - que abriram caminho a todas nós com a sua coragem e determinação.
O que têm em comum a padeira Brites de Almeida, a sufragista Beatriz Ângelo, a atriz Beatriz Costa e a pintora Paula Rego?
Além de serem todas mulheres, lutadoras, corajosas, independentes e livres… são Portuguesas com M Grande!
A luta pelo direito à igualdade de oportunidades tem conhecido muitas protagonistas e batalhas difíceis de travar, mas, para estas mulheres, nada é mais forte que o desejo de liberdade!

Juvenil. Compre aqui


O Diário de Anne Frank, de Ari Folman, David Polonsky e Anne Frank
Porto Editora, julho de 2018
Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Juvenil. Compre aqui.


Livro Audacioso para Raparigas, de Miriam Peskowitz e Andrea J. Buchanan
Editora Guerra & Paz, novembro de 2007
Uma fantástica mini-enciclopédia que é também um livro prático para todas as raparigas de espírito independente.
Aqui podemos encontrar conhecimentos de temas tão diversos quanto a História (as rainhas da Antiguidade, Espias), a Geografia (Ilhas dos mares do Sul, Ir a África), a Ciência (A Tabela Periódica dos Elementos, Truques de Matemática), a Literatura (Livros que Vão Mudar a tua Vida), o Desporto (Regras do Jogo: Basquetebol, Breve História dos Primeiros Feitos das Mulheres nos Jogos Olímpicos) e ainda um manancial de actividades práticas (como Fazer o Pino e a Roda, Como Trocar um Pneu ou Faz o teu Próprio Papel). Nem sequer os rapazes são esquecidos (há um capítulo dedicado a eles).
Para que o livro trouxesse um valor acrescentado ao público português, foram incluídos conteúdos específicos à obra original americana como «Raparigas Audaciosas Portuguesas», «Cartas de Mariana Alcoforado e Marquesa de Alorna» ou «União Europeia».
Um livro indispensável para todas as raparigas, proporcionando-lhes horas incontáveis de diversão, e também de conhecimento.

Juvenil. Compre aqui



Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares