Dia da Mãe | 15 sugestões de leitura


Livros com histórias onde mães e filhos são os protagonistas. Livros para ler em conjunto, com troca de beijinhos e de miminhos. Livros que dizem que a mãe é mágica, é a melhor do mundo e que a adoramos. Livros que são tardes de gargalhadas, vozes especiais e fatos coloridos. Livros que as mães lêem aos filhos ao deitar, antes de uma noite descansada. Livros que se transformam em outros bons momentos passados junto.
Conheça a seleção de 15 livros para celebrar o Dia da Mãe. Boas leituras!


Mamã Maravilha, de Orianne Lallemand
Editorial Presença, abril de 2011
Na mesma colecção dos livros infantis Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti, que têm registado um bom acolhimento junto das crianças e dos pais, Mamã Maravilha vem apresentar aos leitores de palmo e meio como podem ser descritas as mães, de acordo com o seu estado de espírito. Uma pequena criança, que assume o papel de narrador nesta breve história define os vários tipos de mães: mamã ternura, mamã flor, mamã maravilha, mamã aborrecimento, mamã surpresa, mamã guloseima, entre outras. Mais um livro encantador cartonado e almofadado que desta vez fará as maravilhas não só das crianças como certamente das suas mães.
Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


A Minha Mãe Adora-Me, Ilustração: Giuliana Gregori
Jacarandá Editora, fevereiro de 2017
Um livro muito especial que aborda a relação afetiva com a Mãe, ajudando os mais pequenos a compreender e valorizar as várias formas de expressar o amor.
As ilustrações suaves e os textos simples permitem momentos de partilha desde a mais tenra idade.

Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


Coração de Mãe (13ª Edição), de Isabel Minhós Martins Ilustração: Bernardo Carvalho
Planeta Tangerina, maio de 2008
Esta história fala-nos de um cordão umbilical entre a mãe e os filhos que nunca se corta, apenas estica.
Assim se desvendam alguns mistérios das mães. O olhar os filhos com uma centelha nos olhos, o cuidar deles - no fundo tudo o que acontece ao filho - espelha-se no coração da mãe.

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


A Minha Mãe É Mágica!, de Sabrina Moyle Ilustração: Eunice Moyle
Booksmile, abril de 2019
Um livro ternurento que mostra que a chave para a felicidade está nas coisas mais simples, uma celebração do amor entre filhos e mães.
A merecida homenagem a todas as qualidades que fazem das mães as criaturas mais incríveis do universo!
Páginas com frases simples e mensagens divertidas, repletas de humor, e ilustrações muito ternurentas, coloridas e apelativas!
Inspirador, mágico e inesquecível, ideal para aprofundar a relação mães-filhos!

Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


Que Cena, Mãe!, de Thalita Rebouças
Editorial Presença, abril de 2012
Não há relação que mais ponha os nervos em franja a uma pessoa que a de mãe e filha. Num momento são melhores amigas que partilham segredos e curiosidades íntimas e no minuto seguinte estalam as discussões e parece que ninguém no mundo as compreende! Ângela Cristina e Maria de Lurdes são mãe e filha que têm muito para partilhar connosco sobre esse dia-a-dia repleto de novos desafios. Namorados, notas, festas, viagens com os amigos… os ingredientes não faltam para transformar as experiências de ambas num cocktail de emoções explosivo… e absolutamente hilariante!
Juvenil Comprar aqui


A Minha Mãe é a Melhor do Mundo, de Maria João Lopo de Carvalho Ilustração: Helena Nogueira
Oficina do Livro, julho de 2009
Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma Ihe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar.
Recomendado dos 6 aos 10 anos Comprar aqui


A Minha Mãe, de Stéphane Servant e Emmanuelle Houdart
Orfeu Negro, novembro de 2017
A minha mãe tem o coração entre o sol e a noite. Jardim, raposa, loba enroscada, protectora e guerreira, esta mulher misteriosa e fascinante é desenhada pela criança que a olha e a descreve. A poesia das palavras prolonga-se nos impressionantes quadros de Emmanuelle Houdart e toca-nos a ternura desta relação entre mãe e filha, cujos laços não se desfazem no tempo. Um álbum de grande formato, pleno de força e beleza, e também um cântico de amor a todas as mães.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


Como Cuidar de uma Mãe, de Jean Reagan Ilustração: Lee Wildish
Booksmile, abril de 2018
Cuidar de uma mãe nem sempre é fácil, mas de certeza que tu vais conseguir!
Segue todas as dicas que te damos neste livro e aprende a mimar a tua mãe como ela merece.
Vamos a isso?
Vais descobrir:
- Como acordar uma mãe de forma tranquila e bem disposta (sem esquecer o pequeno-almoço!);
- Como ajudar uma mãe a escolher a roupa perfeita;
- Coisas divertidas que tu e a tua mãe podem fazer lá fora (correr contra o vento ou saltitar como os cangurus são apenas algumas delas!).
Um livro encantador, carinhoso e divertido! A leitura perfeita que fará as delícias de todos.

Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


O Estranhão - Socorro, a minha mãe está avariada!, de Álvaro Magalhães
Porto Editora, agosto de 2018
Fred, o Estranhão, está de volta com novas e inesperadas peripécias.
Desta vez, enfrenta o pior pesadelo de qualquer filho: uma avaria da mãe; ajuda a avó a decifrar o Grande Mistério (da vida depois da morte); foge para uma ilha deserta sem sair do quintal; e envolve-se num caso policial - o estranho caso da orelha cortada. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos...
Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 10 anos Comprar aqui


Quando a Mãe Era Pequena, de Joana Cabral Ilustração: Margarida Teixeira
Máquina de Voar, outubro de 2016
Este livro é para todos. É um álbum ilustrado que fala sobre algumas diferenças entre gerações. Um tema que suscita sempre a curiosidade dos mais novos. As crianças adoram saber e os adultos adoram contar. Como era quando os pais eram pequeninos?
Aqui não há lugar para sermões nem se pretende dizer que dantes é que era bom e que agora o mundo está todo ao contrário. Nada disso. Mas o mundo era de facto diferente, sem microondas, computadores e telemóveis e sem DVDs e desenhos animados 24 horas por dia. Parece inacreditável mas era assim. A televisão a cores era um luxo, não tínhamos comandos e só existiam 2 canais.
Mas, por mais avançada que seja a tecnologia, há coisas que nunca mudam, como o amor entre pais e filhos.
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


Mamã, Tu és o Máximo!, de Myriam Sayalero Ilustração: Marisa Morea
Booksmile, abril de 2018
A Matilde e o Rodrigo não têm escola hoje e tinham pensado em ir brincar com os amigos. Mas parece que a Mamã tem outros planos, e diz-lhes que vão antes embarcar numa grande aventura — um dia no lago, só os três! Vão poder remar e tudo! A Mamã está muito empolgada com a ideia, mas será que ela sabe mesmo remar?! Bom, uma coisa é certa: apesar de todos os imprevistos, vai ser uma aventura fantástica!
Divertida e ternurenta, esta história é uma homenagem a todos as mães que, mesmo não sendo perfeitas, são incríveis e inspiradoras. Livro de capa dura, totalmente a cores, com instruções para fazer um presente especial para a tua mãe!
Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


Quando a Mãe Grita..., de Jutta Bauer
Editora Gatafunho, fevereiro de 2006
Ao observarmos este pequeno álbum ilustrado, percebemos que os pequenos pinguins sentem exactamente o que sentem as nossas crianças. Um diz, a mãe do nosso pinguim zangou-se: perdeu a paciência e deu um grito! O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu um refrescante sombra.
Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. "Desculpa...", disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo.
Através da sua magnífica ilustração (tão suave e expressiva), Jutta Bauer não poderia ter encontrado melhor maneira de dizer esta palavras tão simples, "desculpa", no momento certo. Com este livro, os filhos aprendem o quanto os pais os amam (mesmo quando perdem a paciência); e também os pais aprendem algo de importante: pedir desculpa e abraçar um filho não é um sinal de fraqueza, mas antes um sinal de amor.

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


Mamã? (2ª Edição), de Chris Haughton
Orfeu Negro, abril de 2016
O Pequeno Mocho adormeceu e caiu do ninho. Oh, não! Perdeu-se da Mamã Mocho e vai precisar da ajuda dos outros animais da floresta para a reencontrar… Felizmente, um esquilo amigável decide salvar-lhe o dia. Uma deliciosa e ternurenta história para os mais pequeninos!
Prémio Andersen 2013 | Melhor Livro 0 - 6 anos. Prémio Sorcières 2012 | Melhor Livro Categoria Tout-Petits. Prémio Bisto Children’s Book 2011.
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


Martine e o Dia da Mãe, de Gilbert Delahaye
Zero a Oito, fevereiro de 2016
O Dia da Mãe está a chegar, e a Martine e o João vão fazer uma surpresa à sua mãe. O que será que lhe vão oferecer? Um disco, um colar, um guarda-chuva… há tanta coisa por onde escolher! Mas a Martine e o João não têm muito dinheiro e, por isso, decidem pôr mãos à obra e oferecer um presente feito por eles. Afinal de contas, a intenção é o mais importante! A coleção «Martine» passa de mão em mão desde há mais de 60 anos. Não há mãe nem avó que não a tenha lido, nem criança que não sonhe fazer parte da vida da Martine.Recomendado dos 6 aos 10 anos Comprar aqui


Mamã, de Mariana Ruiz Johnson
Kalandraka, novembro de 2013
Mamã é tantas coisas... É casa redonda, macia e andante. É porto seguro, feliz e radiante. Pôs-me neste mundo, nu, pequeno e terno… O amor é o conceito fundamental que justifica o como, o porquê e o para quê de um texto tão simples rimado, mas simultaneamente tão universal, próximo da infância e acessível a leitores de todas as idades e de todas as culturas. O poema complementa-se com imagens exuberantes em conteúdos e cores, onde a natureza está presente do princípio ao fim. Mariana Ruiz Johnson quis, com esta obra, partilhar a sua experiência da maternidade, a partir de uma perspetiva artística e literária. Azuis, amarelos, vermelhos, verdes… cores vivas, intensas e em harmonioso contraste plasmam-se nas páginas deste álbum. O seu conteúdo inspira-se no estilo ornamental da arte popular latino-americana, nas figuras de santos e santas tradicionais que reforçam a ideia de "beatificação" da figura materna e, do ponto de vista cromático, na força expressiva e poética do estilo de Paul Klee. O ser humano é mais uma espécie neste álbum, onde, para além do mais, se realça a figura feminina, rodeada de plantas, beleza e fragmentos do mundo que nos rodeia.
VI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados 2013.
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 10 anos Comprar aqui




Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares