A chegar às livrarias | Kalandraka


Novidades Kalandraka (fevereiro e março 2019) 


O Nascimento do Dragão, de Wang Fei, Catherine Louis e Marie Sellier
Em tempos que já lá vão, cada uma das várias tribos chinesas venerava um animal sagrado - a serpente, o peixe, o cavalo, o búfalo e o pássaro -, símbolo dos seus espíritos benfeitores. Em nome destes, os adultos travavam guerras sem fim… até que um dia as crianças se fartaram, declararam guerra à guerra e decidiram criar um animal que unisse todas essas diferentes tribos. Agarraram no corpo da serpente astuta e colaram-lhe as escamas do agílimo peixe. Pegaram na cabeça do cavalo, rápido como o vento, e fixaram-lhe os cornos do búfalo, trabalhador forte e incansável.
Juntaram depois essa cabeça ao corpo concebido e acrescentaram-lhe as patas do pássaro que sabia voar até bem perto das nuvens. A este ser híbrido chamaram-lhe dragão. Tendo-se tornado na China o símbolo da paz, é em sua honra que todos os anos se celebra com alegria o Ano Novo Chinês.
Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


A Lagartinha Muito Comilona - O meu livro pop-up, de Eric Carle 

À luz da lua, um pequenino ovo descansava numa folha.
Num domingo de manhã o sol quente chegou e ploc!...,
de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada...
Esta edição pop-up de "A lagartinha muito comilona" celebra o 50.º aniversário de publicação deste grande clássico contemporâneo para crianças do mundialmente célebre autor e ilustrador Eric Carle. As imagens da lagartinha, que, no final, se transforma numa leve e colorida borboleta, ganham agora vida a cada página, através de esculturas tridimensionais em papel e elementos móveis. O formato pop-up estimula ludicamente a apreensão de informação, torna a leitura ainda mais prazerosa, ao mesmo tempo que facilita a aprendizagem.

Crianças até aos 6 anos Comprar aqui


Cornelius, de Leo Lionni
Depois de saírem dos ovos, os pequenos crocodilos rastejaram até à praia fluvial. Mas Cornelius foi a caminhar de pé. Á medida que ficava mais alto e mais forte, ia deixando de andar sobre quatro patas. Ele via coisas que nenhum outro crocodilo vira antes…
Ao contrário dos outros crocodilos, Cornelius caminha de pé, vê e faz coisas que nenhum deles consegue. Mas eles, invejosos, não ficam minimamente interessados, respondendo-lhe, inclusivamente, com um enfastiado «E então?». Zangado, Cornelius decide partir, empreendendo uma pequena viagem onde descobrirá que, querendo aprender, consegue fazer ainda muitas outras coisas mais…
Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui


O Segredo do Avô Urso, de Pedro Mañas Ilustração:Zuzanna Celej
O bosque coberto de neve é o pano de fundo para o encontro entre a Mamã Corvo e o Avô Urso, que acorda mais cedo da sua letargia invernal por causa de um sonho que não o deixa dormir. Algures, na floresta, tinha escondido um segredo do qual não se recorda, e não consegue retomar o seu sono sem o encontrar. É então que inicia uma busca por entre os ramos, pelas tocas e na lagoa… Porém, o segredo não aparece e a dúvida instala-se, tornando o Avô Urso tão vulnerável como uma pequena cria. Por seu turno, também o mistério adensa esta narrativa, onde a natureza, humanizada pelo texto poético de Pedro Mañas, cujas metáforas acentuam o tom descritivo da história, é elevada ao estatuto de personagem.
Zuzanna Celej, através das suas ilustrações a lápis de cor e aguarela, técnica que domina magistralmente, e enriquecidas com recortes de papel de diferentes texturas, consegue criar uma atmosfera mágica e serena. Nela os protagonistas e os espaços são representados com expressividade e realismo. A variedade de planos e camadas acentua o dinamismo da narrativa, ao longo de imagens repletas de contrastes de luz e sombra, onde a cor se abre à medida que o intrigante segredo do Avô Urso vai sendo revelado.

Recomendado dos 6 aos 10 anos Comprar aqui


Amélia Quer um Cão, de Tim Bowley Ilustração: André Neves
Às vezes é preciso ir por linhas tortas para alcançar uma meta; nem sempre o caminho mais curto entre dois pontos é uma linha recta. É esta a estratégia de Amélia quando mete na cabeça adoptar um cão... Desde uma águia a uma baleia, passando por um cavalo ou um elefante, as tentativas de Amélia para convencer o seu pai são cada vez mais disparatadas.
Além de uma divertida história sobre quão espertas podem ser as crianças e a pouca atenção que os adultos lhes prestam perante assuntos aparentemente banais, o conto destaca-se pela sua vincada estrutura. Tim Bowley recorre aos esquemas da literatura oral - estrutura acumulativa e elementos repetitivos - para captar a atenção dos leitores.
Uma obra de grande colorido e uma proposta estética à base de técnica mista e colagem, para aproximar as crianças de conceitos como a responsabilidade, aplicada às obrigações que implica cuidar de um animal doméstico, que animais são susceptíveis de ser domesticados e quais é que devem viver em liberdade pelo seu carácter selvagem.

Recomendado até aos 6 anos Comprar aqui

Chibos Sabichões, de Olalla González Ilustração: Federico Fernandez
Um dia viram uma erva muito verde que crescia do outro lado do rio. Mas para lá chegar tinham de atravessar uma ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar. Então, o chibo pequeno, o chibo médio e o chibo grande tiveram de engendrar uma forma para enganar o monstro… No fundo, uma história que nos mostra que a inteligência e o engenho conseguem mais do que a força física… Olalla Gonzállez adapta este conto popular europeu para os primeiros leitores, apresentando uma versão especialmente concebida para ser contada, e ao longo da qual os mais pequenos vão sendo estimulados pelo jogo de tamanhos, números e sons, também visível ao nível tipográfico, que se vai desenhando ao longo das suas páginas. Federico Fernández, galardoado em Espanha em 2001 com o Primeiro Prémio Nacional de Ilustração, confere à história uma boa dose de humor, urdindo uma série de personagens dotadas de grande expressividade.Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Comprar aqui


Lisboa, de David Pintor 
Este caderno de viagem de Lisboa é um livro de artista onde David Pintor plasma o seu fascínio pela cidade, ao longo de cerca de trinta desenhos, que se destacam pela sua frescura e capacidade não só para mostrar distintos espaços da capital - uns mais conhecidos do que outros -, a partir de pontos de vista surpreendentes; como para introduzir elementos imaginários, não deixando simultaneamente de captar a essência da paisagem e a identidade lisboeta: a luminosidade dos lugares, as ruas calcetadas, o colorido dos estendais e dos azulejos, o ambiente acolhedor das praças, as calçadas, as varandas e os jardins salpicados tanto pela arquitetura doméstica como pela monumental… O autor torna-nos assim partícipes de um agradável passeio conduzido pelo seu alter-ego que se desloca de bicicleta. Em seu redor, e habilmente acomodados, eclodem elementos simbólicos, como o elétrico ou as sardinhas, que surgem a cada canto. De uma forma muito peculiar, os traços desta obra são um convite para ver Lisboa com outros olhos, conhecer a cidade, recordá-la e a ela regressar.
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Recomendado no Plano Nacional de Leitura
Recomendado dos 8 aos 11 anos Comprar aqui






Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares