Dia Mundial da Poesia | 12 sugestões de leitura


No Dia Mundial da Poesia reunimos 12 livros - alguns deles os nossos preferidos da biblioteca. Mais antigos e recentemente publicados, de autores portugueses e internacionais, para diferentes idades e com ilustrações. Para os mais novos, a rima e a musicalidade do texto poético são um bom aliado na criação de hábitos de leitura.


O Livro da Tila, de Matilde Rosa Araújo Ilustração: Madalena Matoso
Editorial Caminho, novembro de 2010
Primeiro livro de poemas para crianças escrito por Matilde, caracterizados, na sua maioria, pela estreita relação mãe-filha. A menina descobre o mundo, protegida por uma mãe que responde às suas dúvidas e que se deslumbra com as respostas... Tila representa todas as crianças que são destinatárias destes textos de grande intensidade lírica.
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 6 aos 8 anos Compre aqui


Poesia para todo o ano, de Luísa Ducla Soares
Porto Editora, fevereiro de 2019
Esta antologia, dirigida especialmente a crianças do 1.° Ciclo do Ensino Básico, é certamente uma bela iniciação à poesia e constitui um apoio para professores e encarregados de educação. Inclui poemas de todos os livros presentes nas Metas Curriculares de Português para este nível de ensino e muitos dos que figuram no Plano Nacional de Leitura.
Através dos mais reconhecidos poetas do passado e contemporâneos, abrange temáticas abordadas nos quatro primeiros anos de escolaridade, procurando estimular o prazer de ler e o gosto pela poesia e pela língua portuguesa.

Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui


No Coração do Trevo - Poesia para crianças, de Maria Alberta Menéres Ilustração: Maria João Lopes
Verbo, abril de 1992
Um belíssimo livro de poesia para a infância por uma das mais consagradas autoras da literatura infantil. Obteve o 1º Prémio no concurso "O Ambiente na Literatura Infantil", promovido pelo Instituto Nacional do Ambiente.
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 8 aos 10 anos Compre aqui


Primeiro Livro de Poesia Ilustração: Júlio Resende
Porto Editora, maio de 2017
«Este livro não é uma antologia e muito menos uma antologia panorâmica. Constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, é um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis. […]
Não quis fazer um livro de ensino mas apenas mostrar o poema em si próprio. Pois creio que só a arte é didática.» 
Sophia de Mello Breyner Andresen (do Posfácio da primeira edição)
Livro recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. Recomendado no Plano Nacional de Leitura
Juvenil Compre aqui


Poemas para brincalhar, de João Manuel Ribeiro
Porto Editora, fevereiro de 2018
A palavra brincalhar só existe no dicionário da imaginação.
Quem ma ensinou foi um menino que, um dia, depois de ouvir estes poemas, me confessou:
— Estes são poemas para brincalhar...
Fiquei perplexo e retorqui:
— Mas a palavra brincalhar não existe...
— Pois não, inventei-a hoje ao ouvir-te: são poemas brincalhões para brincar...
Não estás a ver?
Claro que vi! E adotei esta palavra nova.
Espero que todos o façam também e, com ela, brinquem e se tornem brincadores.

Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui


O Olharapo, de Benji Davies
Orfeu Negro, setembro de 2018
Ai, se o Olharapo vem
E estás em casa sem ninguém...
É hora de dormir, e na memória da Zé não pára de zunir aquela ladainha! Uma lamparina, um pedaço de queijo e até as ceroulas do agente Capoulas! Das casas que visitou, um pouco de tudo o Olharapo surripiou.
Contada em versos, esta é uma lengalenga mágica e misteriosa sobre o medo do escuro, das sombras e do papão. O Olharapo vai causar calafrios aos pequenos leitores, mas também risos e surpresas com o seu final inesperado.

Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui


Versos com Gatos, de José Jorge Letria
Livros Horizonte, outubro de 2005
As vidas dos gatos dão para contar muitas histórias. Estas são em verso e falam de países longínquos, de liberdade, de amizade.
Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui






Poemas da Mentira e da Verdade, de Luísa Ducla Soares Ilustração: AnaCristina Inácio
Livros Horizonte, dezembro de 2005
Os Poemas da Mentira e da Verdade são dois olhares simultâneos sobre a realidade. O da imaginação, da fantasia, do "nonsense" e o da seriedade, da objectividade, do espírito crítico. Num e noutro perpassa um humor muito característico da autora. Dedicados a crianças avessas à leitura e particularmente à poesia, este livro cativá-las-á pela irreverência, pelo jogo de palavras, pela cumplicidade com o mundo das crianças. Revela-se, na opinião de muitos professores, como um excelente recurso para os miúdos que não lêem.
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 8 aos 10 anos Compre aqui

 
Versos de Cacaracá, de António Manuel Couto Viana Ilustração: Vasco Gargalo
Texto Editores, julho de 2010
Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insectos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.
Vem conhecer este mundo nestas histórias contadas em verso e com a mestria das palavras de António Manuel Couto Viana e a alegria das imagens de Vasco Gargalo.

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Recomendado dos 10 aos 12 anos Compre aqui


Poesias de Animais e Versos Especiais, de Laura Mirpuri e Rita Antunes
Transversal Editores, fevereiro de 2013
Uma borboleta toda aperaltada com o seu laço de cetim, um pardal a braços - ou melhor, a asas - com sérias dificuldades em voar e um javali que se atafulha de bolotas do alto do seu cargo de xerife: estas são apenas algumas das muitas personagens de Poesias de Animais e Versos Especiais, segundo livro de uma menina de doze anos para quem a escrita é sobretudo uma fonte de prazer. Rimando na perfeição com a espontaneidade de Laura Mirpuri, as ilustrações de Raquel Pinheiro complementam a subtileza do traço com um uso quase caleidoscópico de padrões e uma preferência por cores cuja intensidade espelha a alegria das palavras.
Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui


O Casamento da Gata, de Luísa Ducla Soares
Porto Editora, agosto de 2016
Narrado em verso, ao jeito tradicional, este livro conta a história de uma celebração insólita, com um final imprevisto.
A noiva é uma gatinha e o noivo é um belo coelho. Mas não vão faltar também uma mosca cozinheira, uma aranha costureira, a afinada orquestra de grilos, um casal de lobos que se oferecem como padrinhos e muito mais bicharada. Com tais convidados, poderá a cerimónia decorrer normalmente?

Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura
Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui


Uma Vida de Papel, de Daniel Completo e José Jorge Letria Ilustração: João Vaz de Carvalho
Oficina Canto das Cores, setembro de 2017
Se há poeta que mereça ser cantado, é José Jorge Letria.
Figura cimeira da literatura infantil portuguesa, galardoado com numerosos prémios, foi ele próprio cantor e temos, neste livro acompanhado de CD, a inesperada oportunidade de ouvir também a voz do poeta.
Os temas que aborda, muito diversos, vão decerto cativar crianças e adultos pela sua sensibilidade, modernidade, imaginação e humor.

Recomendado dos 6 aos 10 anos Compre aqui



Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares