Dia da Liberdade | 11 Sugestões de leitura


25 de abril. Dia da Liberdade. Os livros são os grandes aliados para recordar a História e explicar às crianças o significado dos acontecimentos, das mudanças e das emoções. Escolhemos 11 livros que nos transportam para o que aconteceu há 45 anos em Portugal. Uma data a recordar e a (re)viver através das histórias destes livros.


 História de Uma Flor, de Matilde Rosa Araújo Ilustração: João Fazenda
Editorial Caminho, abril de 2017
Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte.
No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas.
Nem era uma guerra, nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.

Recomendado até aos 6 anos. Comprar aqui


 
25 de Abrir, O Abril que nos fez, de Alexandre Honrado Ilustração: Maria João LopesVerbo, abril de 2014
Memórias são coisas que ficam do tempo que passa. Coisas que recordamos. Há muitos anos, um dia cheio de vontade de mudar as nossas vidas ficou para vir a ser uma memória. A tua memória. A memória de todos nós. Falo do 25 de Abril do ano de 1974. Foi há muitos anos, mas o que aconteceu continua a ser tão importante, que vale a pena ir à História para contar esta história. Foi o dia de uma Revolução. Mas uma revolução em que as flores foram mais fortes que toda a força do Mundo. Sem este dia não podíamos viver a Liberdade. Nem gritar Viva a Liberdade. Foi um dia de abrir novas memórias.
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Recomendado no Plano Nacional de Leitura
Juvenil Comprar aqui


 A Revolução das Letras, O 25 de Abril explicado às crianças, de Vergílio Alberto Vieira
Campo das Letras, abril de 2004
Quem primeiro deu o alerta no Quartel das Letras foi o Cabo Clarim que, farto de tocar a recolher, ou porque não, ou porque sim, anunciou de pronto a hora do motim.
Acenderam-se então os holofotes na parada, saíram as letras a correr da camarata e, quando o Comandante-General se levantou, estremunhado, e veio à janela a toda a pressa, à pressa pediu contas a cada sentinela.
"Mas que pouca vergonha é esta?", desaprovou, o boca aberta, a língua em tropel: "Que parece que a tropa virou festa no quartel!"
Não se enganava o Comandante, ao megafone, pois já por toda a parte se ouviam toques de caixa, gaitas e trombone. Se alguém o disse, assim o fez.
As letras queriam viver em liberdade (...)

Recomendado dos 6 as 10 anos. Comprar aqui


A Escola e os Cravos, de Luísa Lobão Moniz Ilustração: Rita Moniz
Teodolito, abril de 2014
Durante duas semanas as nossas mãos fizeram cravos vermelhos de papel crepe, que é um papel muito bonito e todo enrugadinho.
Perguntei se podia fazer uma rosa ou uma tulipa, mas a professora disse que tinha que ser um cravo porque quando foi o dia da Liberdade, o dia 25 de Abril, os soldados que foram para a rua para derrotar a ditadura e dar a Liberdade ao povo tinham cravos vermelhos nos canos das metralhadoras.

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Juvenil Comprar aqui


7 X 25 - Histórias da Liberdade, de Margarida Fonseca Santos; Ilustração: Inês do Carmo
Edições Gailivro, abril de 2008
7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Juvenil Comprar aqui


Era Uma Vez o 25 de Abril, de José Fanha
Alfaguara Portugal, setembro de 2014José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes.
Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heróica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

Juvenil Comprar aqui


O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria Ilustração: João Abel Manta
Clube do Autor, março de 2014
Todos os anos têm um mês de abril e todos os meses de abril têm o dia 25. Porém, o dia 25 de abril de 1974 foi um dia especial para os portugueses. Porquê? Porque o País e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e de silêncio.
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
Juvenil Comprar aqui


Vinte Cinco a Sete Vozes, de Alice Vieira Ilustração: Filipe Abranches
Editorial Caminho, fevereiro de 2012
Uma estudante universitária prepara um trabalho académico sobre a memória do 25 de Abril, 25 anos depois. Na fita do seu gravador vão entrando os mais diversos testemunhos, que revelam tanto sobre o fascismo e a revolução dos cravos como sobre a personalidade dos entrevistados.
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.


Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder Ilustração: Alex Gozblau 
Editorial Caminho, abril de 2007
E se um menino se chamasse Portugal?
Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?
Ora por que não?
Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor.

Juvenil Comprar aqui


A Flor de Abril, Uma história da revolução dos cravos, de Pedro Olavo Simões
Quidnovi, abril de 2011
A Flor de Abril conta às crianças o que o 25 de Abril foi, fazendo-o. Sem maneirismos nem condescendência, um pai, pintor, busca na memória as respostas à curiosidade do filho, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda. Com a simplicidade dessa conversa a dois, vemos como Portugal despontou para a liberdade numa madrugada de 1974. Percebemos que país era esse - isolado, amordaçado e mergulhado num conflito que se eternizava. Entendemos que a ânsia de libertação transbordava largamente o universo dos militares que saíram à rua no 25 de Abril. E compreendemos a necessidade de acarinhar valores tão difíceis de conquistar e que, por hoje fazerem parte das nossas rotinas, julgamos serem naturais e isentos de perigo.
Juvenil. Comprar aqui

A Revolução do 25 de Abril, Explicada aos Jovens, de Vítor Tavares e Carlos Rebelo
Plátano Editora, abril de 2010
Antes de 25 Abril de 1974: O Estado repressivo;
- Salazar e o Estado Novo
- As instituições repressivas
- O tardio desenvolvimento económico
- A oposição democrática
- A guerra colonial
- O marcelismo
Depois de 25 de Abril de 1974: O Estado democrático
- O golpe militar de Abril (I) - Os antecedentes
- O golpe militar de Abril (II) - Os preparativos para a Revolução
- O golpe militar de Abril (III) - O 25 de Abril de 1974 - A Revolução dos Cravos
- A liberdade política - Da revolução à normalização democrática
- A Constituição de 1976 e as novas instituições democráticas
- A descolonização
- Os problemas do desenvolvimento económico e a integração europeia
- Os novos valores e a cultura na sociedade democrática
- O 25 de Abril na Arte.

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade. Recomendado no Plano Nacional de Leitura.



Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares