Desafio de Leitura | Semana de 25 a 31 de março


Alto, Baixo, Num Sussurro, de Romana Romanyshyn
Onde nasce a música?
O que é um decibel?
O que fazem um engenheiro acústico, um DJ ou um designer de som?
Como comunicam as pessoas que não conseguem escutar nenhum som?
Eis a enciclopédia ilustrada que faltava aos leitores de hoje, estudantes, professores ou apenas amantes da música e do mundo invisível dos sons. Alto, Baixo, Num Sussurro fala-nos das diferentes sonoridades que existem mas também da importância do silêncio, e de ouvir e escutar o outro. Muitas vezes, sem usar palavras.
Prémio Bologna Raggazzi 2018 | Não-Ficção. Recomendado até aos 6 anos
#umlivrocomilustrações Comprar aqui


As Coisas Maravilhosas que Tu Vais Fazer, de Emily Winfield Martin
Como vais ser quando cresceres?
Uma pessoa boa, corajosa, amiga e esperta?
Que coisas maravilhosas vais gostar de fazer e conhecer?
Este livro é uma celebração do amor que os pais sentem pelos filhos. É uma partilha de sonhos sobre aquilo que eles podem vir a ser e fazer quando crescerem.

Recomendado até aos 6 anos
#umlivroquegostesdacapa Comprar aqui


Irmãos!, de Rocio Bonilla
Um rapazinho faz uma lista das coisas de que gosta e não gosta na sua irmã... mas vira o livro ao contrário e descobre o que pensa dele a irmã!
Um fantástico livro-duplo para ler e reler, com as fantásticas ilustrações de Rocio Bonilla.

Recomendado até aos 6 anos
#umlivrocomumaúnicapalavranotítulo Comprar aqui


Quando a Mãe Grita..., de Jutta Bauer
Ao observarmos este pequeno álbum ilustrado, percebemos que os pequenos pinguins sentem exactamente o que sentem as nossas crianças. Um diz, a mãe do nosso pinguim zangou-se: perdeu a paciência e deu um grito! O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu um refrescante sombra.
Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. "Desculpa...", disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo.
Através da sua magnífica ilustração (tão suave e expressiva), Jutta Bauer não poderia ter encontrado melhor maneira de dizer esta palavras tão simples, "desculpa", no momento certo. Com este livro, os filhos aprendem o quanto os pais os amam (mesmo quando perdem a paciência); e também os pais aprendem algo de importante: pedir desculpa e abraçar um filho não é um sinal de fraqueza, mas antes um sinal de amor.

Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Recomendado dos 6 aos 8 anos
#umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui


A Casa da Mosca Fosca, de Eva Mejuto Ilustração: Sergio Mora
"A casa da mosca fosca" é uma adapatação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que apresenta uma galeria de personagens que convidam ao jogo fonético.
O ilustrador Sergio Mora cria animais delirantes, com personalidade própria, repletos de humor e expressividade, utilizando cores "explosivas, quase fluorescentes". Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente.
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Recomendado dos 6 aos 8 anos
#umlivrocomumanimalcomopersonagemprincipal #umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui


A Viúva e o Papagaio, de Virginia Woolf
Imprevisível, divertido e inteligente, este conto acompanha a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. "Não está ninguém em casa!", "Não está ninguém em casa!" é só o que o papagaio James sabe dizer, mas ele esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição…Leitura obrigatória no 5.º ano de escolaridade. Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Juvenil
#umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui


As Gémeas - Novos Talentos no Colégio de Santa Clara (Volume 13), de Sara Rodi
Com a chegada do segundo período, as surpresas começam logo no comboio que vai levar as alunas ao Colégio.
Uns baralhos de cartas prometem fazer as delícias das Gémeas, há uma nova aluna que chega, uma que vai partir e, pelo meio, uma visita inesperada.
Um turbilhão de aventuras, muitas superstições por desvendar e um concurso de talentos vão animar Santa Clara.

Juvenil
#umlivroqueosteuspaisliamnatuaidade Comprar aqui


A Árvore, de Sophia de Mello Breyner Andresen
Neste livro, Sophia recria, de forma muito pessoal, dois contos tradicionais japoneses. Com «A árvore» e «O espelho ou o retrato vivo» somos transportados para o exotismo do Oriente, mas encontramos, como em tantas outras obras da autora, na primeira história, a valorização da natureza, da harmonia e do equilíbrio; na segunda, a importância dos laços familiares e das vivências afetivas.
Livro recomendado para alunos sem hábitos de leitura no 5.°/6.° anos, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Juvenil
#umlivrodesophiademellobreyner #umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui





Estes foram os livros sugeridos ao longo desta semana. Para acompanhar basta seguir a LIVROaLIVRO® aqui no Blog, no Facebook e no Instagram. E ficamos à espera que nos digam quais foram os livros que escolheram para cada categoria e partilhem-nas com o #desafiodeleituralivroalivro.


Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares