Desafio de Leitura | Semana de 15 a 21 de abril


Abraça-me - Coelhinho, de Tanja Louwers
Abraça-me, coelhinho!
Os braços macios da mãe coelha são perfeitos para dar abraços e muitos mimos.
Brinque com o seu filho enquanto lhe lê este livro-fantoche ternurento e interativo.
Estimula a interação através da utilização do fantoche no acompanhamento da história.

Recomendado até aos 6 anos
#umlivrocomumanimalcomopersonagemprincipal Comprar aqui


Cândido e os outros, de Fran Pintadera e Christian Inaraja
Somos todos diferentes. É com esta premissa que Cândido, alguém muito peculiar e com uma grande necessidade de se expressar perante o mundo que o rodeia, de ser compreendido e aceite, nos é apresentado. Raramente um texto, só simples na aparência, proporciona uma reflexão tão profunda e necessária numa sociedade assaz complexa como a atual. O protagonista da obra distinguida com o XI Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados sente-se diferente e partilha com o leitor a forma como vê os outros, ao mesmo tempo que o torna partícipe da forma como ele próprio é visto.
Alheio à massa uniforme e seguidora de tendências em mutação, Cândido pode sentir-se deslocado, mas tenta passar despercebido; é um ser sensível perante a insegurança e a solidão que alguém pode sentir ao ser ignorado. E ainda que o mundo se tenha tornado num lugar hostil para a natureza e para as pessoas, o que importa, no fundo, é que há sempre um ponto de encontro que une Cândido e os outros.
Recomendado até aos 6 anos
#umlivrocomumaúnicapalavranotítulo Comprar aqui


É Tão Injusto!, de Pat Thomson
O gato foi posto fora da casa da quinta. Pobre gato, os animais da quinta têm todo o direito de ficar indignados com o sucedido. Quando o dono da quinta dá ouvidos às suas reclamações, decide deixar o gato voltar para dentro de casa - até que o bichano confessa a última travessura "sem importância".
Esta é uma história divertida sobre um gato que gera a confusão por onde passa, mas que se recusa a assumir a responsabilidade pelas suas asneiras.
Um livro hilariante para ler em voz alta!

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Recomendado dos 6 aos 8 anos
#umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui


Este Urso Não Dá para Babysitter, de Ruth Quayle Ilustração: Alison Friend
O senhor e a senhora Toca não conseguem arranjar um babysitter.
Ninguém quer tomar conta dos seus sete lindos coelhinhos.
Ninguém, quer dizer, exceto…. O Urso.
Mas será que este Urso serve para babysitter?
Recomendado dos 6 aos 10 anos.
#umlivrodivertido Comprar aqui


Onda, de Suzy Lee
Um dia cheio de sol.
Uma menina curiosa.
Uma onda brincalhona
Apenas com estes três elementos, Suzy Lee criou este belíssimo livro em que as imagens puxam pelas palavras. E o texto surge espontaneamente na cabeça de cada leitor.
Tudo tão simples, tudo tão belo!
Sem palavras. Assim é contada a história em Onda, livro-imagem da jovem coreana Suzy Lee. Livro dos verões (e invernos) em diversos países, publicado originalmente nos Estados Unidos, já foi publicado em vários países pelo mundo. Ao todo, são 100 mil exemplares vendidos, em apenas um ano. Universal como o mar, as imagens relatam o primeiro encontro da menina com o mar. Com traços a carvão, Lee ilustrou em azul, preto e branco o ruído das águas, o bater de asas das gaivotas, o vento que balança o vestido da criança e a conversa silenciosa que se estabelece ao longo da narrativa. Porque cuida de todos os pormenores, a autora manuscreveu o título das edições estrangeiras, inclusive o da edição portuguesa.

A ONDA, em 2008, recebeu o Prémio do New York Times para o Melhor Livro Ilustrado para Crianças e a Medalha de Ouro da Sociedade dos Ilustradores Americanos.
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta. Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Recomendado dos 6 aos 10 anos.
#umlivrocomumaúnicapalavranotítulo #umlivrorecomendadonopnl Comprar aqui


A Guerra, de José Jorge Letria Ilustração: André Letria
Nasce como doença sussurrada e cresce a partir do ódio, da ambição e do medo. Não ouve, não vê, tão-pouco sente; mas esmaga e cala.
A guerra é, porventura, o mais perene produto em série alguma vez inventado. Num mundo armadilhado como nunca antes, este poema ilustrado de José Jorge Letria e André Letria é como um archote que se lança sobre a memória adormecida.

Distinguido com o selo White Ravens
Juvenil
#umlivrocomilustrações #recomendadonopnl Comprar aqui


A Coisa Terrível Que Aconteceu a Barnaby Brocket, de John Boyne
Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar.
Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue. Até que, num fatídico dia, a mãe de Barnaby decide que não aguenta mais. Afinal, ela só queria um filho normal - e não uma criança estranha, invulgar e flutuante! Isso dá mau nome à família… Por isso, Barnaby tem de partir. Sentindo-se atraiçoado, assustado e sozinho, Barnaby flutua sem rumo, até que se depara com um balão muito especial. Assim, começa uma viagem mágica à volta do mundo; da América do Sul a Nova Iorque, do Canadá à Irlanda, e até no espaço sideral, Barnaby faz uma série de novos e incríveis amigos, e descobre que nada nos faz tão felizes como sermos quem realmente somos.
Recomendado no Plano Nacional de Leitura. Juvenil.
#umlivroquegostesdacapa #recomendadonopnl Comprar aqui


Alice no País de Gil Vicente - Viagem iniciática ao Teatro Vicentino, na companhia de Sr. Parvo e D. Moça, de Catarina Barreira de Sousa Ilustração: Karuline Costa
Alice, uma jovem adolescente, desaparece misteriosamente. Acorda perdida, algures no cais do Auto da Barca do Inferno, entre a vida e a morte. Prisioneira deste mundus vicentis, parte em busca de Mestre Gil - talvez o único que a possa ajudar -, na companhia de Sr. Parvo. É o início de uma longa aventura, uma viagem iniciática pelos caminhos de Portugal quinhentista. Os protagonistas deparam-se com um país povoado de personagens vicentinas, em que cada encontro se transforma numa oportunidade de aprendizagem e de descoberta - de si e dos outros. Afinal, a vida também pode pulsar para além das fronteiras da nossa imaginação!
Advertência: Não é necessário ter lido as peças de Gil Vicente para acompanhar esta história. Um dos seus propósitos é precisamente o de dar a conhecer personagens adormecidas em versos antigos de 500 anos. Uma história fascinante e original que abre novos horizontes para aproximar-se da obra do "pai do teatro português".
Juvenil
#umlivroquetefaçaviajar Comprar aqui




Estes foram os livros sugeridos ao longo desta semana. Para acompanhar basta seguir a LIVROaLIVRO® aqui no Blog, no Facebook e no Instagram. E ficamos à espera que nos digam quais foram os livros que escolheram para cada categoria e partilhem-nas com o #desafiodeleituralivroalivro.


Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares