Dia Mundial da Leitura em Voz Alta


[Por Maria João Travassos]


No Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, que celebra a 1 de fevereiro, os leitores que ainda não têm uma leitura autónoma também podem e devem participar à sua maneira. Como? Através das lengalengas, tão importantes e tão divertidas!

A tradição oral assenta na palavra e tem como função a preservação e transmissão de cultura, costumes e saberes entre gerações. A lengalenga, além de ser uma forma de tradição oral, é uma cantilena em rima, transmitida, também, de geração em geração, com uma importância própria, uma vez que por detrás de muitas delas há normalmente uma história interessante sobre como surgiram.

São normalmente associadas ao universo infantil por serem textos curtos, nos quais se repetem determinadas palavras ou expressões e que permitem ser decoradas com alguma facilidade. Atuam na criança de forma lúdica ao nível da compreensão da linguagem, do aumento do vocabulário e da imaginação.


Porque ler em voz alta é divertido...
Porque a ler em voz alta  podemos sussurrar...
Porque a ler em voz alta também podemos brincar...

Por tudo isto e muito mais recomendo, para serem lidos em voz alta, dois livros:

Truz-Truz
Texto: Natalina Cóias Ilustração: Paulo Galindro
Setembro 2018, Editora Minotauro
"Truz Truz! 
Quem é?! 
É a menina pequenina que tem uma meia rota no pé!" 
Assim começa esta pequena grande adivinha, uma lengalenga cheia de humor, que dá vida a um bairro e a todas as personagens fascinantes que podemos encontrar no nosso dia a dia. 
Vais abrir a porta?
Recomendado até aos 6 anos. Compre aqui


Rima, Rimão, Rimonada
Texto: Carlos Nuno Granja Ilustração: Geandra Lipa
Janeiro 2015, Alfarroba Edições
Neste livro há jogos, recreio, preguiça, manos, birras, perguntas e tantas outras coisas de crianças e não só. Sempre em rima, rimão e rimonada.
Recomendado até aos 6 anos. Compre aqui





Maria João Travassos é uma educadora de infância que em 2016 sentiu que era tempo de terminar a sua viagem pelas salas de Creche e Jardim de infância. Por isso, e com a sensação de missão cumprida, deu início a uma nova viagem. O caminho passa pelos livros infantis, pelas histórias, pela infância e pela parentalidade. 
Neste momento, como promotora e mediadora da leitura, contadora de histórias, formadora e consultora na área do livro infantil, desenvolve um projeto de mediação e promoção da leitura em parceria com escolas, agrupamentos, associações de pais, ATL (atividades de tempos livres), bibliotecas ou junto de instituições que trabalhem com e para a infância e juventude, através da dinamização de horas do conto, oficinas de expressão e de escrita criativa, jogos e workshops para pais e profissionais.



Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares