Desafio de Leitura 2019 | Sugestões da Semana 7 a 13 janeiro


A Charada da Bicharada, de Alice Vieira. Ilustração de Madalena Matoso
Alice Vieira leva-te a conhecer um mundo mágico, em que cada página encerra um enigma e esconde um habitante do reino da bicharada. Depois de leres cada um dos textos, descobre os animais que se escondem nas imagens e delicia-te com as descrições que te ensinam a reconhecê-los. Cada charada abre-te a porta para um mundo cheio de cores e fantasia, sempre com um ou mais animais à espreita. Prémio Nacional de Ilustração 2008
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Recomendado no Plano Nacional de Leitura.
#umlivroescritonosúltimos10anos #umlivrocomilustrações #umlivrocomumanimalcomopersonagemprincipal #umlivrorecomendadonoPNL
Compre aqui 

A Minha Malinha Dourada e Cintilante, de Daniela Massironi
Leva esta fabulosa mala contigo e passa horas divertidas a resolver os quebra-cabeças e as atividades emocionantes com princesas, fadas e bailarinas. Com mais de 1200 bonitos autocolantes e destacáveis, este é o livro de atividades perfeito para levar para todo o lado.
Recomendado até aos 6 anos de idade.
#umlivroquetenhaumaúnicacornotítulo
Compre aqui

A Gota de Água, de Inês Castel-Branco
Um livro que parte da metáfora intercultural da gota de água - que acaba por se misturar com o mar sem deixar de ser água, apenas perdendo a sua forma de gota - para explicar a morte de uma maneira serena e lúcida, que permite ser captada facilmente pelas crianças.
As ilustrações, feitas a partir de aguarelas, collage, lápis e fotografias, tentam transmitir a pátina do tempo e a universalidade do tema. a água está presente em todas elas, mas de maneiras muito diferentes e em referência a lugares distantes que pequenos e grandes poderão reconhecer: o Ganges, a Irlanda, o polo norte, um bosque tropical, a costa asiática...
Recomendado dos 6-10 anos.
#umlivrosobreciência #umlivrocomilustrações #umlivroquegostesdacapa 
Compre aqui

O Grande Livro dos Oceanos, de Yuval Zommer
Porque é que os caranguejos andam de lado? As alforrecas são feitas de gelatina? Porque é que os pinguins não congelam?
Na mesma linha editorial do O Grande Livro dos Insetos e O Grande Livro dos Animais, este álbum, a cores e de grande formato, incentiva as crianças à leitura, na procura de respostas para perguntas incríveis, que tantas vezes ouvimos dos mais pequenos, aguçando-lhes a curiosidade pelo fantástico mundo da fauna e flora dos oceanos.

Recomendado dos 6-10 anos.
#umlivrosobreciência #umlivroquegostesdacapa #umlivrocomilustrações
Compre aqui

Ser Português é..., de Ana La Bella Carapinheiro
Consiste numa compilação de frases que definem o povo português. Textos em português, inglês e francês.
Recomendado dos 9-11 anos
#umlivroquetefaçaviajar #umlivrocomilustrações
Compre aqui

Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo e Isabel Milhós Martins. Ilustração de Bernardo P. Carvalho
Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico. Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus Maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos. Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus maritimus merece ter os dias contados! 
A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto! Já é tempo de fazermos alguma coisa.

Recomendado para adolescentes.
#umlivrosobreciência #umlivroquegostesdacapa #umlivrocomilustrações
Compre aqui

O Diário de Anne Frank, de Ari Folman, David Polonsky e Anne Frank
Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.
Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.

Recomendado para adolescentes.
#umlivrosobreumsuperheroiouumasuperheroína
Compre aqui

Astérix e a Transitálica - vol. 37, de Jean-Yves Ferri. Ilustração de Didier Conrad - 60 anos Astérix
Novo álbum das aventuras de Astérix (o nº 37), assinado pela nova dupla de autores que já foi responsável pelos dois álbuns anteriores, Astérix entre os Pictos e O Papiro de César.
Recomendado para adolescentes.
#umlivrodivertido
Compre aqui




Estes foram os livros sugeridos ao longo desta semana. Para acompanhar basta seguir a LIVROaLIVRO® aqui no Blog, no Facebook e no Instagram. E ficamos à espera que nos digam quais foram os livros que escolheram para cada categoria e partilhem-nas com o #desafiodeleituralivroalivro.


Sempre que queiram comprar alguma das sugestões da LIVROaLIVRO®, façam-no através do link que está após a descrição do livro. É um link de afiliado que permite receber uma pequena percentagem das vendas como forma do reconhecimento do projeto e impulsionar o crescimento do mesmo.

Comentários

Mensagens populares